sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pasteis de Tentugal...

E esta foi a minha experiência a fazer Pasteis de Tentugal...


Segui esta receita do fórum Bimby. Tive alguns contratempos, mas no fim de contas estavam muito bons e foram-se embora num instante.

Comprei a massa filó (nunca tinha reparado que existia uma massa com este nome até ter visto esta receita!).
Fiz os ovos moles com alguma antecedência como indicado, mas começaram logo aqui os meus contratempos.  Os ovos moles não engrossavam, deixei imenso tempo até que desisti e tive que passar para um tacho para o conseguir. Depois de finalmente estarem no ponto, retirei e deixar arrefecer.

Ja depois de estarem frios, retirei as folhas de massa filó e untei-as para as juntar. Coloquei uma colherzinha de ovos moles e fechei. Coloquei num tabuleiro e levei ao forno! Segundo contratempo... o recheio começou a sair pelos lados... não consegui perceber muito bem o que aconteceu, mas deduzi que tenha apertado muito os pasteis e os ovos moles não tiveram como expandir e sairam pelos lados.

No fim polvilhei com o açúcar em pó e servi. Como disse antes, comeram-se todos num instante, apesar de não terem muito recheio. Tenho que tentar novamente! :)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Frango com legumes


Aqui fica uma receita de franginho muito saboroso e que é uma boa forma de incluir legumes na nossa alimentação. 

Ingredientes:
Frango cortado aos pedaços
Cebola
Cenoura
Couve-flor
Bróculos
Ervilhas
Tomate ou polpa de tomate
Azeite
Temperos (sal, alho, colorau, pimenta, oregãos, vinho branco)

Modo de preparação:

Colocar no copo da Bimby meia cebola e picar (10seg, vel 5). Se for tomate adicionar juntamente com a cebola para picar; se for polpa de tomate adicionar só neste fase. Acrescentar 20-35g (dependendo da quantidade de frango) de azeite, alho em pó qb e deixar refogar 100º, durante 5min, vel 1.

Adicionar o frango, previamente cortado e limpo, e a cenoura. Temperar a gosto (eu adiciono colorau, um bocadinho de pimenta, oregãos e também um pouco de vinho branco). Deixar cozinhar a 100º, 15min, vel colher inversa.
No fim deste tempo verificar a quantidade de líquido e se necessário acrescentar 50/100g de água. Juntar os restantes legumes e colocar a 100º, 5min, vel. colher inversa. (Se os legumes não estiverem cozinhados, deixar estar mais 5 minutos).

Espero que gostem! :) Pode servir-se com puré, massa ou até um arroz branco. Eu vou variando, porque cá cá em casa gostamos das três opções!

Geleia...

Com algum atraso, mas aqui fica uma foto de um dos vários frasquinhos que enchi de geleia.

Desta vez não fiz na bimby, pois além de ser bastante quantidade, aproveitei o tempo em que estava a fazer a marmelada e fiz a geleia ao mesmo tempo no fogão.

Não sei dizer quantidades ao certo, mas é muito fácil de fazer.
Descasquei alguns dos marmelos e descarocei. Lavei tudo muito bem e coloquei numa panela. Enchi com água de forma a tapar todo o conteúdo. Deixei cozer cerca de 45 minutos.
Após esse tempo, coei todo o liquído e pesei. Adicionei 600g de açúcar para cada litro de liquido (os marmelos eram bastante doces, daí não ter adicionado 1kg como seria suposto). Deixer ferver até formar ponto de estrada.
Para verificar o ponto, coloco um bocadinho de geleia num prato e passo com o dedo, se voltar a juntar rapidamente quer dizer que ainda não está pronta; caso contrário, é so verter para os frasquinhos.

Mesmo tendo adicionado menos açúcar, ficou mesmo docinha!!! Aliás, segundo algumas das minhas "cobaias" até um bocadinho demais! Mas também acho que não poderia reduzir muito mais à quantidade de açúcar, pois iria ter dificuldade em conseguir fazer o ponto de estrada e até mesmo para se conservar!