quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Geleia...

Com algum atraso, mas aqui fica uma foto de um dos vários frasquinhos que enchi de geleia.

Desta vez não fiz na bimby, pois além de ser bastante quantidade, aproveitei o tempo em que estava a fazer a marmelada e fiz a geleia ao mesmo tempo no fogão.

Não sei dizer quantidades ao certo, mas é muito fácil de fazer.
Descasquei alguns dos marmelos e descarocei. Lavei tudo muito bem e coloquei numa panela. Enchi com água de forma a tapar todo o conteúdo. Deixei cozer cerca de 45 minutos.
Após esse tempo, coei todo o liquído e pesei. Adicionei 600g de açúcar para cada litro de liquido (os marmelos eram bastante doces, daí não ter adicionado 1kg como seria suposto). Deixer ferver até formar ponto de estrada.
Para verificar o ponto, coloco um bocadinho de geleia num prato e passo com o dedo, se voltar a juntar rapidamente quer dizer que ainda não está pronta; caso contrário, é so verter para os frasquinhos.

Mesmo tendo adicionado menos açúcar, ficou mesmo docinha!!! Aliás, segundo algumas das minhas "cobaias" até um bocadinho demais! Mas também acho que não poderia reduzir muito mais à quantidade de açúcar, pois iria ter dificuldade em conseguir fazer o ponto de estrada e até mesmo para se conservar!

Sem comentários: